Casa da Bóia lança concurso de design para comemorar 120 anos de atividades

Pioneira no comércio de metais não ferrosos e hidráulica a Casa da Bóia lança concurso para criação do selo comemorativo dos 120 anos de atividades. Aberto a qualquer pessoa, a ideia é incentivar designers, artistas e demais interessados a interagir com a empresa, conhecida também por sua sede histórica no centro de São Paulo.
A Casa da Bóia é a mais tradicional loja de materiais não ferrosos e hidráulica de São Paulo. Desde 1898 vende produtos de cobre, bronze, latão, alumínio, material de hidráulica e, claro, boias para caixa d’água, produto, aliás, que acabou incorporado ao nome à empresa.

Sempre ligada à história de São Paulo (seu sobrado-sede, na rua Florêncio de Abreu é tombado pelo patrimônio histórico municipal), a empresa vai completar 120 anos de existência em maio de 2018 e, dentre as inúmeras atividades comemorativas programadas está o “Concurso Cultural para Criação do Selo Comemorativo de 120 anos”.

“Em todas as datas importantes para a empresa nós contratávamos um designer para criar um selo comemorativo. Foi assim quando fizemos 100 anos, nos 110, enfim, agora que vamos completar 120, tivemos a ideia de convidar para desenvolver o selo, artistas, designers e quem mais desejar participar do concurso”, explica Mário Roberto Rizkallah, diretor da Casa da Bóia.

O concurso para desenvolvimento do selo terá um prêmio de R$ 2.500,00 ao autor do trabalho ganhador e a escolha será feita por uma comissão de cinco pessoas composta por dois arquitetos, um urbanista, uma artista plástica e um designer.

Inscrições e prazos

As inscrições para o concurso podem ser feitas diretamente na sede da Casa da Bóia, em São Paulo, ou por meio dos Correios. São gratuitas e estão abertas a qualquer pessoa, de acordo com o regulamento que pode ser acessado no site: www.casadaboia.com.br/concurso120.

Os trabalhos devem ser entregues ou postados via Sedex até o dia 16 de novembro próximo e o julgamento das obras inscritas será feito no dia 21 de novembro.

“A Casa da Bóia é conhecida por seus esforços na preservação do patrimônio histórico e memória do comércio. A gente tem um enorme cuidado com a restauração e permanente manutenção do imóvel. Queremos, com este concurso, que muito mais pessoas conheçam esta história de pioneiros do comércio paulista e se integrem com a história da própria São Paulo, que cresceu junto com nossa empresa”, explica Adriana Rizkallah, diretora de projetos da empresa é integrante da comissão julgadora.

Um pouco da história

A Casa da Bóia foi fundada em 1898 pelo imigrante sírio Rizkallah Jorge Tahan, um hábil artesão que já trabalhava com a fabricação de objetos de cobre em sua cidade natal, Alepo.

Ao chegar ao Brasil, Rizkallah Jorge percebeu que não havia em São Paulo, uma fundição de cobre e assim começou a fabricar objetos de decoração, como lustres, luminárias, corrimãos e uma variedade de produtos em cobre.

Foi, entretanto, com a expansão da cidade, no início do Séc. XX, que a empresa tomou um outro rumo. Como havia a necessidade de melhorar as condições sanitárias das instalações das casas que, naquele início de Século, começavam a se integrar à rede de esgotos, houve grande demanda por material hidráulico e sanitário.

A empresa passou a fabricar canos, conexões, chuveiros, torneiras e o produto que viria a se incorporar a seu nome, as boias para caixa d’água. Dispositivos que controlam a entrada de água nas caixas residenciais.

A partir de então a empresa que se chamava Rizkallah Jorge e Filhos, e já ocupava o mesmo belo sobrado atual na rua Florêncio de Abreu, foi ficando conhecida como a “casa que vende boias” “a casa da boia”, nome que incorporou oficialmente na década de 50 do Séc. passado.

Serviço
Concurso Cultural para desenvolvimento do Selo de 120 Anos da Casa da Bóia

Inscrição gratuita a qualquer pessoa, de acordo com regulamento em www.casadaboia.com.br/concurso120

Premiação de R$ 2.500,00 ao trabalho vencedor

Regulamento e ficha de inscrição: www.casadaboia.com.br/concurso120

Os trabalhos e a ficha de inscrição devem ser enviados pelos Correios ou entregue pessoalmente na sede da empresa, rua Florêncio de Abreu, 123, São Paulo, CEP 01029-000.

Inscrições até o dia 16 de novembro de 2017