A Gripe Espanhola e a Casa da Boia

Completamos, no dia de ontem, 20 de maio, 122 anos de atividades.

Em um momento delicado para a nossa sociedade a pandemia do Coronavírus nos faz lembrar que, quando a Casa da Boia ainda era uma empresa jovem, com seus 20 anos de atividades, o mundo enfrentou aquela que fora a maior pandemia do Séc. XX, a Gripe Espanhola.

Nossa empresa, naquele momento, teve um fundamental papel na sociedade, à medida que os produtos que então fabricava em muito ajudaram no saneamento básico, determinante para a melhoria das condições de vida na metrópole paulistana que se formava.

O cobre, cuja arte da manipulação fora trazida por nosso fundador. Rizkallah Jorge Tahan era e ainda é um dos mais nobres materiais que contribuem com a humanidade, seja no desenvolvimento do saneamento básico no início do Séc. XX, seja no desenvolvimento tecnológico do Séc. XXI.

Passado, presente e futuro se fundem na história que construímos e naquela que pretendemos, ainda, construir.

Ao completar mais um ano de atividades, olhamos o quanto nossa empresa já realizou e idealizamos o quanto podemos realizar.

Temos a certeza de perpetuar os ideiais de nosso fundador. Fazer o correto, com honestidade, com qualidade e comprometimento. E a eles acrescentamos os valores que nos movem hoje.

A busca por valorizar o ofício, por valorizar a arte, o saber fazer, a técnica, a garra e os esforços que nossos clientes empenham em seus negócios e nos produtos que produzem com a nossa matéria-prima.

A todos o nosso muito obrigado. Aos nossos fornecedores e colaboradores, que confiam na nossa forma comprometida e honesta de trabalhar, os nossos agradecimentos.

Nesse momento de reflexão e de olhar ao nosso passado, compartilhamos um pouco de nossa história, em um trabalho realizado pela historiadora Renata Geraissati, que, ao juntar as informações de uma detalhada pesquisa em nosso acervo com informações históricas traça um panorama do reflexo da pandemia de 1918 na sociedade e lança luz sobre a participação da Casa da Boia naquele contexto.

O documento, em forma de PDF, pode ser acessado aqui, neste link.

A todos os que de, alguma forma, contribuem para que a nossa história continue a ser contatada, o nosso muito obrigado.

 

Mario e Adriana Rizkallah
Maio, 2020

A Gripe Espanhola e a Casa da Boia