Livro sobre a atuação de Rizkallah Jorge é lançado na Casa da Boia Cultural

Aconteceu no último dia 8 de novembro, aqui na Casa da Boia Cultural, o lançamento do livro “Um artífice na urbanização paulistana Rizkallah Jorge Tahan – 1895-1949”, de Renata Geraissati Castro de Almeida.

A autora e os diretores da empresa, Mario Roberto Rizkallah e Adriana Rizkallah, receberam na tarde de autógrafos cerca de 100 convidados entre descendentes do patriarca da família Rizkallah, representantes da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Igreja Armênia, Esporte Clube Sírio, dentre outras entidades, historiadores e demais pessoas interessadas em conhecer um pouco da história e atuação de Rizkallah Jorge, um imigrante sírio que chegou ao Brasil em 1895 e se empregou como faxineiro em uma pequena metalúrgica no centro de São Paulo.

Três anos depois, fundou a Casa da Boia, empresa pioneira na comercialização da boias de caixa d’água e também na fabricação, tanto de artefatos de decoração em cobre, quanto produtos hidráulicos para a metrópole que começava a se formar.

O sucesso nos negócios da Casa da Boia permitiram a Rizkallah Jorge ampliar sua atuação na capital paulista, passando a ser também indutor de um crescimento imobiliário no centro de São Paulo, construindo inúmeros edifícios na região da 25 de Março.

A edição e o lançamento do livro, que foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), integram as ações em comemoração aos 120 anos da Casa da Boia, celebrados neste ano, e são resultado da monografia de mestrado da autora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A historiadora tomou contato com o legado do empresário quando ainda cursava a graduação e teve acesso aos documentos preservados pela família de Rizkallah Jorge. Atualmente, ela segue seu doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abordando o mesmo tema e outros aspectos relacionados.

Confira as fotos do evento:

Ficha Técnica:

Autor: Renata Geraissati Castro de Almeida

Título: Um Artífice na Urbanização Paulistana: Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)

Editora: Annnablume

Preço: R$ 56,00

N. de páginas: 223

Informações para aquisição: (11) 3312-6255, com Patrícia Bastos.