31 de agosto
dia do blog
Quem inventou o rádio foi Marconi ou um padre brasileiro? E o avião? Santos Dumont ou os Irmãos Wright? É biscoito ou bolacha? Feijão por cima do arroz, ou arroz por cima do feijão? Pois é… poderíamos gastar palavras aqui para trazer várias destas indagações que suscitam discussões acaloradas, mas o tema de nosso blog desta semana é outro, justamente o dia do Blog, comemorado informalmente no dia 31 de agosto.
Tá, mas porque começar o texto com essas dúvidas? Exatamente porque como essa questão filosófica importante sobre a bolacha e o biscoito, há controvérsias sobre o porquê no dia 31 de agosto é comemorada esta forma de comunicação que tem tudo haver com a expansão da internet, e mesmo sobre qual teria sido o primeiro blog.
Há fontes que indicam que a data foi escolhida porque a grafia de 3108 se assemelha à palavra BLOG. Convenhamos que é uma explicação bem “criativa”. Outras fontes sugerem que foi nesta data que foi publicado o primeiro blog, mas uma pesquisa mais a fundo na internet vai mostrar que há duas vertentes principais sobre a história dos blogs.
A primeira cita que o primeiro blog teria sido escrito por Justin Hall, um estudante norte-americano, que, em janeiro de 1994, começou uma página para testar suas habilidades no aprendizado do HTML (linguagem de construção de páginas na web) com textos pessoais e alguns links para outras páginas que ele achava interessante. A página se chamava “Justin’s Links from the Underground”.
Neste momento, primeira metade dos anos 90, a internet ainda era acessada por poucos e as páginas de “diários pessoais”, em que seus autores falavam periodicamente de assuntos aleatórios nem tinham uma denominação específica. Eram acessadas mais por seus autores e grupos de interesse nos assuntos abordados (o que não mudou muito até hoje).
O termo “blog” uma abreviação de “web log” foi definido por outro norte-americano, considerado, este sim, o primeiro “blogueiro”.
Jorn Barger foi um dos pioneiros da Usenet, uma das mais antigas redes de comunicação por computador ainda em uso generalizado, concebida em 1979 e estabelecida publicamente em 1980 nas Universidades da Carolina do Norte e na Duke University, mais de uma década antes da World Wide Web (WWW, ou a “internet”) ter sido desenvolvida e o acesso público à Internet ter sido disponibilizado.
Barger criou na internet um espaço próprio para compartilhar os seus interesses para um mundo mais amplo do que o espaço acadêmico. Chamou sua página de “Robot Wisdom” e começou a postar em 1995.
Esse processo de coletar coisas interessantes de todo o mundo e escrever sobre elas na internet era uma ideia nova e por isso precisava de um novo nome. Jorn decidiu chamá-lo de “logging the web”, “web logging” “blogging” o que fez do Robot Wisdom o primeiro weblog. A página passou a se chamar Robot Wisdom Weblog e a “blogosfera” nasceu em 17 de dezembro de 1997.
Apesar do pioneirismo, o Robot Wisdom teve uma vida curta e conturbada, quando, a partir de 1999 Barger passou a referenciar e postar conteúdos considerados anti-semitas, o que lhe custou a perda de muitos leitores (o nosso atual cancelamento).
Já no início dos anos 2000 o pioneiro dos blogs deixou de publicar com frequência e seu blog pioneiro foi caindo em desuso.
Blogs foram pioneiros na expressão pessoal na web
Os blogs, que começaram como uma expressão pessoal sem grandes pretensões, foi tomando dimensões gigantescas com a expansão da internet e com mais e mais pessoas tendo acesso à plataforma. Antes do surgimento de plataformas de compartilhamento de fotos e vídeos, os blogs (essencialmente baseados em texto) tiveram grande audiência e permitiram a pessoas “comuns” se expressarem sobre os mais variados assuntos de forma direta, sem intermediários, e com o poder de alcançar milhares (milhões, até) de pessoas.
As tecnologias em constante evolução, entretanto, foram aprimorando a forma de se expressar na web.
Em 2003 o Google comprou o Blogger (até então a mais popular plataforma de blogs) e introduziu o AdSense, um sistema que permitia aos blogs incluírem anúncios (gerenciados pelo Google, claro) e possibilitando que qualquer pessoa monetize seu blog.
Dois novos serviços de blog foram lançados naquele ano: o TypePad uma plataforma comercial de blog que hospeda blogs para grandes empresas de multimídia como a BBC, por exemplo e WordPress originalmente uma plataforma de blogs de código aberto que acabou por se tornar a mais usada plataforma de gestão web atualmente.
Os blogs “reinaram” na web durante um bom período, até que outras possibilidade passaram a ser exploradas pelos criadores de conteúdo.
Os “flogs” blogs baseados em compartilhamento de fotografias, os vlogs, para os vídeos, os fóruns de discussão, outra forma de blog colaborativo, foram populares também até o surgimento das redes sociais que permitiram, cada vez mais, o uso da imagem pessoal em vídeo e a monetização de cada plataforma.
Em outras palavras, criadores de conteúdo agora tem à disposição inúmeras plataformas de criação de conteúdo multimídia (Youtube, Vimeo, Instagram, por exemplo), que, essencialmente, são evolução do conceito inicial do blog.
Mas os blogs sobrevivem
Como tudo evolui rápido quando se fala em comunicação via web, tudo também passa a se acomodar também rapidamente e os blogs continuam a ocupar seu espaço no mix de comunicação.
Aqui na Casa da Boia temos nossos canais no Youtube, no Facebook, Instagram, nosso site cultural, mas também mantemos o nosso blog em que falamos da história da nossa empresa, das curiosidades de nossos produtos, da cidade de São Paulo, e do universo de assuntos técnicos, históricos e culturais que se relacionam com a Casa da Boia.
Coordenado por Luiza Rizkallah e escrito por Eduardo Grigaitis iniciamos as nossas postagens em outubro de 2022 e nesse período já abordamos diversos temas.
Próximos do dia em que se comemora a existência dos blogs, a gente deixa o convite à leitura, rememorando todas postagens já publicadas nesse período: