A tradição do
Dia de Reis
O Dia de Reis, também conhecido como Epifania do Senhor, é uma data comemorativa celebrada no dia 6 de janeiro principalmente pelos adeptos do catolicismo, pois relembra a visita dos reis magos a Jesus Cristo, doze dias após o seu nascimento.
A história bíblica conta que os reis magos, vindos do Oriente, foram guiados por uma estrela até Belém, onde encontraram Jesus. Eles o adoraram e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
A tradição cristã atribui à estrela que teria guiado os reis magos o nome de “Estrela de Belém”.
Cientificamente falando, cientistas e teólogos tentam identificar a Estrela de Belém. Vale lembrar que durante séculos, não era permitido aos homens, buscar explicações para os “milagres de Deus”. Então, esse assunto só foi melhor estudado muito recentemente. Várias hipóteses foram levantadas, e várias dúvidas permaneceram.
Um dos principais complicadores neste estudo é a divergência na contagem do tempo pelos povos. O calendário hebráico adotado na Judéia não era o mais preciso dos calendários e não era sincronizado com o calendário juliano, o oficial de Roma. Por isso, não está certo se Jesus teria nascido exatamente em 25 de dezembro, há 2023 anos atrás.
A explicação menos provável para o fenômeno astronômico que guiou os reis magos, é que fosse realmente o nascimento de uma nova estrela.
Isso porque esse tipo de fenômeno é algo muito raramente observado. Praticamente todas as estrelas visíveis a olho nu em nosso céu noturno estão em um raio de apenas 2 mil anos-luz da Terra e não se conhece nenhuma estrela nessas proximidades que tenha nascido há menos de 100 milhões de anos.
Entre as explicações mais aceitas para o fenômeno que levou os reis magos do oriente até Belém, está a que eles teriam observado uma explosão de supernova. Quando estrelas muito massivas chegam ao final de sua vida, elas colapsam e explodem em um evento extremamente energético e luminoso chamado de supernova.
Uma supernova pode brilhar mais intensamente que toda sua galáxia e por um bom período de tempo. Ela pode ser uma explicação muito boa para o que teria sido a Estrela de Belém.
Mas, essa hipótese não tem o registro de nenhum astrônomo da antiguidade. O fato de algo tão extraordinário como uma supernova, não estar documentado, torna a explicação menos plausível.
Então, talvez a explicação para a Estrela de Belém seja um fenômeno menos incomum: um cometa.
Em várias culturas distintas, os cometas sempre foram vistos como mensageiros de Deus, normalmente eram interpretados como maus presságios, que antecedem catástrofes, guerras ou o fim de um reinado.
Mas se assim fosse, por que Deus enviaria um cometa, sinal de mal presságio, para anunciar algo tão bom quanto o nascimento de seu filho?
Tudo é uma questão de perspectiva. A chegada de Jesus, profetizado na Bíblia como “O Rei dos Judeus”, não deixou muito feliz Herodes, o rei da Judéia naquela época. Na verdade, ele ficou um tanto contrariado, ou melhor, bem furioso mesmo. Tanto que mandou matar todas as crianças com menos de dois anos de idade.
Mas além dessa história, bem conhecida, outro ponto que corrobora com a hipótese de que a Estrela de Belém era na verdade um cometa é que os cometas costumam se tornar brilhantes ao se aproximarem do Sol. Por isso, geralmente são avistados ao leste no final da madrugada, ou ao oeste, no início da noite. Um cometa pode ter surgido no leste e guiado os magos vindos do oriente por algumas noites até desaparecer em conjunção com o Sol.
Nenhum grande cometa, como o Halley, teve passagens próximas daquela época. O mais provável, nesse caso, é que a Estrela de Belém teria sido um cometa de longo período, ou até mesmo, um cometa que já tenha se extinguido.
Por volta do ano 5 antes de Cristo, astrônomos chineses registraram a passagem de um cometa, algo realmente próximo do nascimento de Jesus, principalmente considerando as diferenças de calendário entre chineses hebreus e romanos.
Mas, de fato, são apenas hipóteses, assim como para os cristãos os escritos da Bíblia são registros dos fatos acontecidos, para os adeptos de outras religiões, a narrativa pode não corresponder à realidade de suas crenças. E assim é a diversidade religiosa.
Dia de peregrinação, música e bolo
As celebrações do Dia de Reis são conhecidas popularmente como Folia de Reis ou Reisado e estão difundidas por diferentes regiões do Brasil, que tem séculos de tradição rural, vale lembrar.
Uma das práticas mais consolidadas da celebração do Dia de Reis são as visitações que grupos musicais chamados Terno de Reis costumam fazer às residências.
Estes grupos de músicos peregrinos visitam as casas e entoam canções com letras religiosas, geralmente desejando saúde aos anfitriões. Em troca, os grupos recebem a doação de alimentos.
Esses grupos podem ser formados também por dançarinos e contam com instrumentistas, todos eles usando trajes tradicionais da festa. Os alimentos arrecadados, geralmente, são direcionados para caridade.
Outra tradição popular do Dia de Reis é o Boi de Reis, um folguedo que é praticado durante o período natalino até o dia 6 de janeiro.
Podem existir variações na forma como a festa é celebrada nas várias regiões do país, e em algumas cidades as tradições do Dia de Reis são consideradas patrimônio cultural imaterial.
Ainda para os cristãos, o Dia de Reis significa o fim das comemorações natalinas, sendo, inclusive, o dia em que a tradição manda que seja desmontada a árvore de Natal.
O cantor Tim Maia eternizou uma canção de autoria do compositor Márcio Leonardo, no ano de 1971, que tinha a festa de reis como tema principal:
A Festa do Santo Reis
Márcio Leonardo – Tim Maia
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa de Santo Reis
Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes
É os bodes da gente
É os bodes, mé
É os bodes da gente
É os bodes, mé
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia
Yeah, yeah, yeah, yeah, de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
É o dia da festa, yeah, yeah
Hoje é o dia de Santo Reis, de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Dia da festa, yeah, yeah
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Yeah, yeah, yeah, yeah, yeah
Hoje é o dia de Santo Reis