Projetos

Estamos sempre em atividade! conheça alguns dos projetos que realizamos ou apoiamos

Publicações

Conheça algumas obras produzidas por nós ou que apoiamos

Vídeos

Videos que citam a Casa da Boia ou produzidos por nós

Sobre nós

Um pouco de quem somos, o que fazemos, nossas ideias e ideais

A Casa da Boia Cultural traduz um raro  trabalho de respeito ao  importante legado deixado pelo fundador da Casa da Boia, Rizkallah Jorge Tahan.

Consolida o compromisso assumido por seu neto, Mario Roberto  Rizkallah, que desde 1973, ano em que ingressou na empresa, cuida pessoalmente da perpetuação e continuidade de nosso acervo e patrimônio histórico.

Já em 1997, ao assumir a diretoria interina da empresa, Mario Rizkallah inaugura uma gestão pautada em pilares conceituais como a valorização da  história, da cultura e da preservação, em seus mais amplos aspectos. 

Contrata, naquele ano, uma equipe especializada que realiza um grande projeto de restauro da fachada da nossa sede, um casarão concluído em 1909, tombado em 1992 pelo Patrimônio Histórico Municipal.

Em 1998, para a comemoração dos 100 anos, coordena novas restaurações em duas salas do sobrado, antiga residência do fundador e sua família. 

A Casa da Boia inaugura então o seu primeiro “Museu Rizkallah Jorge” espaço cultural dedicado à exposição permanente de objetos pessoais do fundador da empresa além de documentos históricos, administrativos e comerciais, organizado pelo jornalista Eduardo Grigaitis, que inicia a prestação de serviço na área de divulgação e marketing para a Casa da Boia. 

Cinco anos depois, em 2003, mais duas salas foram restauradas e o Museu ampliado. Neste mesmo ano, que marcava os 105 anos da empresa, nossas sacadas foram palco do 1◦ Festival Casa da Boia de Pequenos Corais, realizado em dezembro. 

Em 2006 em comemoração aos nossos 108 anos Mario Rizkallah coordena o projeto“ Impressões: A Arte Comentada de Roberto Grassmann”, que rendeu  um documentário, enviado para 1.000 escolas e instituições ligadas à arte do Brasil, além de uma exposição de gravuras, com o mesmo nome.

Em 2010, a então estudante de história , Renata Geraissati C. de Almeida entra em contato com Mario Rizkallah com a proposição de entrevistá-lo, iniciando uma pesquisa sobre Rizkallah Jorge e sua contribuição no processo de urbanização da capital paulista, incluindo a Casa da Boia. 

A pesquisa avança para uma tese de mestrado, defendida e aprovada em 2016, e resultou, para nossa eterna gratidão, na publicação do emocionante livro ”Um Artífice Na Urbanização Paulistana -Rizkallah Jorge Tahan (1895-1949)” lançado em 2018, já no ambiente da Casa da Boia Cultural.

Em 2014, Adriana Rizkallah passa a integrar a diretoria da empresa e assume as áreas de Projetos e Patrimônio, implantando um trabalho de profunda ressignificação espacial no antigo salão de vendas – atual loja varejo – e desenvolve  a curadoria, ambientação e conceitualização desta área, inclusive comercial, por meio do resgate ao ofício, ao artista, aos artesãos e ao público e comunidades que orbitam a Casa da Boia.  

Lidera o projeto de restauração e conservação de praticamente todas as áreas, incluindo o porão da loja, salão de vendas e a área do  Museu. Durante dois anos dedica-se ao restauro e conservação dos  moldes originais de fundição, do repuxo e da tornearia, elementos representativos do início da empresa, integrando-os à loja e ao espaço do Museu.

A empresa recebe, em 2016, o título de Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo, e compreendemos, então, que era o momento de de integrarmos todos os aspectos da empresa em um projeto holístico e inovador, unindo o passado e o presente com um olhar para o futuro, já nos preparando para a comemoração de nossos cento e vinte anos, em 2018.

Em 2017 Iniciamos nossos primeiros movimentos e ações culturais, que nos trouxeram a percepção de que teríamos de fundamentar profundamente o conceito da Casa da Boia Cultural, juntamente com o projeto “ A Casa que conta História”.

O marco inicial desta nova fase ocorreu em 14 de maio de 2018, com a inauguração da bela  exposição com a curadoria de Renata Geraissati: “ Entre papéis, fotografias e objetos: o acervo de Rizkallah Jorge Tahan” .

 

A pesquisa e a preservação de bens e conteúdos culturais pertinentes à nossa história, à história da cidade de São Paulo às nossas raízes sírio-armênias são temas que orbitam o universo da Casa da Boia Cultural.

Nosso comprometimento com a preservação de nosso patrimônio, com a educação e o permanente aprendizado, nos inspiram a oferecer ao público visitas guiadas, palestras, cursos, exposições e eventos entre outras expressões que conectam e estão relacionados com a nossa essência – comercial, histórica, cultural e patrimonial.

Entendemos que a curadoria compartilhada  estrutura o formato multidisciplinar e contribui para a construção coletiva deste espaço imaterial e em constante transformação.

Sob a gestão de sua diretora, Adriana Rizkallah, responsável pela coordenação de todas as atividades, acompanhamentos e aprovações da Casa da Boia Cultural, o núcleo de curadoria compartilhada é formado por:

Arte e Patrimônio – Adriana A H Rizkallah

Administração e Música – Mario Roberto Rizkallah

História e Documentação do Acervo – Renata Geraissati e Diógenes Sousa

Comunicação, Divulgação e Fotografia – Eduardo Grigaitis

Onde estamos

Rua Florêncio de Abreu, 119, Centro, São Paulo.
Do lado do Metrô São Bento!

Formulário para assinatura de newsletter