Música e arte na programação da Casa da Boia Cultural

Espaço dará continuidade aos workshops musicais nos dias 17/8 e 7/12, além de inaugurar exposição de gravuras em 14 de setembro.

Visitas guiadas ao imóvel, tombado pelo Patrimônio Histórico, permanecem sendo feitas toda última quinta-feira do mês

A Casa da Boia Cultural, que funciona no segundo andar de um dos comércios mais tradicionais de São Paulo, prossegue com uma intensa programação gratuita e aberta ao público. A música voltará a tomar conta do espaço, com dois workshops sob a coordenação do músico profissional Rafael Abissamra.

O primeiro deles, no dia 17 de agosto, contará com as apresentações de música instrumental dos conjuntos LAB (Rafael Abissamra, Renato Leite e Victor Barreto) e Trio Aroeira (Gustavo Portes, Rafael Abissamra e Victor Barreto). Já no dia 7 de dezembro, o artesão Chico Domene fala sobre aspectos técnicos da construção de instrumentos, equipamentos e acessórios musicais feitos a partir dos metais.

Os workshops ocorrerão sempre às 14h30. Para participar, é necessário fazer a inscrição e contribuir, no dia do evento, com um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas a 30 pessoas.

Exposição

De 14 de setembro a 1 de dezembro, a Casa da Boia Cultural também sediará a exposição “Gravura em Foco – um recorte da coleção do Gabinete de Estampas da Unicamp”. Com curadoria de Sérgio Niculitcheff, a mostra reunirá obras de 24 gravuristas, entre eles Alex Cerveny, Andre Berger, Claudio Mubarac, Lygia Eluf, Marcelo Grassmann, Marcelo Moscheta, Maria Bonomi, Mari Fiori, Mauricio Parra, Renina Katz e Rubens Matuk, entre outros.

A entrada é gratuita e o horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Ao longo do período expositivo, serão realizadas mesas-redondas.

Visitas guiadas promovem uma volta no tempo

Além dos workshops e da exposição inédita, a Casa da Boia Cultural ainda realiza visitas guiadas toda última quinta-feira do mês, às 14h. Além de um passeio pelo casarão histórico, um sobrado em estilo eclético, construído na primeira década do séc. XX, os historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa apresentam a história da Casa da Boia e a sua relação com o crescimento da cidade. Também trazem aspectos curiosos sobre a ocupação do prédio e sua restauração.

A próxima visita será no dia 27 de julho e, para participar, é necessário fazer o agendamento pelo link. A visita é limitada a um grupo de até 25 de pessoas.

A Casa da Boia Cultural nasceu há cinco anos para preservar a história dos fundadores da Casa da Boia, ao mesmo tempo em que rememora os acontecimentos da urbanização e crescimento da cidade. Por lá, além de encontrar peças e mobiliários do início do século XX, que pertenciam aos imigrantes sírios Rizkallah Jorge Tahan e Zakie Naccachian, que moravam no andar superior da loja, também é possível apreciar itens da época em que o espaço também funcionava como fábrica. Hoje, a Casa da Boia é um dos estabelecimentos comerciais mais antigos de São Paulo, especializado em materiais hidráulicos e peças em cobres e metais.

Programação cultural – Casa da Boia

Visitas guiadas – todas as últimas quintas-feiras do mês – às 14h

Workshops musicais – 17/8 e 7/12 – às 14h30

Exposição – de 14/9 a 1/12 – das 10h às 17h (segunda a sexta-feira)

Local: Casa da Boia 

Endereço:  Rua Florêncio de Abreu, 123 – Centro – São Paulo / SP

Informações: (11) 3312-6255 e https://casadaboia.com.br/cultural/.