Espaços Sagrados

 

Construir espaços de sociabilidade, de profissão de sua religião e de manutenção de sua cultura é crucial para comunidades imigrantes que se estabelecem em novos territórios. Mais do que simples locais de encontro, esses espaços representam pilares essenciais na formação de identidade e senso de pertencimento em meio à transição para um novo lar.

O imigrante sírio Rizkallah Jorge Tahanian teve um papel fundamental n a construção desses espaços para a comunidade armênia na cidade de São Paulo, impactando também na configuração da própria capital.

Os historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa contam, no editorial deste mês de abril, Espaços Sagrados – O papel de Rizkallah Jorge na Construção do Tempo Armênio e as Transformações Urbanas de São Pauo. um pouco sobre como o fundador da Casa da Boia se empenhou pessoalmente em dotar a comunidade armênia radicada em São Paulo, de espaços de celebração de sua fé.

Da construção da primeira Igreja Armênia da capital, passando por sua demolição face a necessidade de expansão urbana da cidade, à escolha e construção de uma nova catedral, o editorial mostra o quanto a identidade étnica e a profissão de fé foram importantes para os imigrantes na primeira metade do Séc. XX.