Definindo um ramo. A relação dos almanaques comerciais antigos e a produção da Casa da Boia

Atualmente nos acostumamos a buscar qualquer informação de forma digital e instantânea. Acessível na palma de nossas mãos, por meio dos celulares, tablets, notebooks, relógios inteligentes e uma gama de aparelhos conectados, as informações nos chegam de forma interativa e imediata.

No Brasil do final do Séc. XIX e início do Séc. XX, os almanaques comerciais é que faziam este papel, quando se procurava achar uma informação relativa à vida econômica das cidades.

Estes livros, de muitas páginas, editados anualmente, eram os guias de sua época e, com o passar dos anos, se tornaram também importante material para pesquisadores compreenderem a organização social, comercial e industrial do período. 

No editorial “Definindo um ramo: a relação entre almanaques comerciais antigos e a produção da Casa da Boia” os historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa fazem uma breve análise da importância destes volumes para a sociedade de então, situando a Casa da Boia no contexto comercial do período.

O editorial pode ser baixado gratuitamente por meio deste link.