Da Síria a São Paulo. A História de Rizkallah Jorge gravada em bronze no Cemitério da Consolação
Os mausoléus representam o último momento em que um indivíduo consegue ter controle sobre a memória que será perpetuada sobre si. As artes tumulares são parte do mosaico que fornece os subsídios intencionalmente propostos para a composição do que será narrado a respeito de uma pessoa após o seu falecimento.
Em uma terça-feira, 14 de junho de 1949, encerrou-se a notável trajetória de Rizkallah Jorge Tahanian, imigrante sírio e fundador da Casa da Boia, que fez de São Paulo seu lar e no Cemitério da Consolação decidiu ser sepultado.
O editorial “Da Síria a São Paulo. A História de Rizkallah Jorge gravada em bronze no Cemitério da Consolação” escrito pelos historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa aborda o significado implícito na arte tumular do mausoléu de Rizkallah, bem como analisa como o Cemitério da Consolação se tornou um espaço da última afirmação da trajetória de tantos imigrantes e personalidades históricas de nosso país.
O editorial pode ser baixado gratuitamente por meio deste link.