Vitrines de Papel. A produção de catálogos como estratégia de vendas no Século XX

Se hoje o universo dos produtos está a nosso alcance em poucos cliques em qualquer meio digital, por meio do “comércio eletrônico”, em última análise estes catálogos na internet em muito se assemelham aos seus pioneiros catálogos de papel.

Em um tempo em que as comunicações eram incipientes (nem a televisão havia sido criada) a única forma de comunicação de massa era pelo meio impresso. Jornais de grande circulação ajudavam a propagar anúncios, mas estes não eram suficientemente abrangentes para acomodar a gama de produtos de uma empresa varejista.

Surgem desta necessidade os catálogos de papel.

No editorial “Vitrines de Papel. A produção de catálogos como estratégia de vendas no Século XX” os historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa fazem uma breve análise da importância destes ipressos para a o comércio de então. Lembram, ainda, que também a Casa da Boia lançou mão de catálogos para promover sua extensa linha de produtos.

O editorial pode ser baixado gratuitamente por meio deste link.