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Casa da Boia lança concurso para escolha

de selo comemorativo de seus 125 anos

A Casa da Boia está prestes a comemorar 125 anos de atividades ininterruptas, desde que Rizkallah Jorge Tahan abriu a sua “Rizkallah Jorge e Cia”, no ano de 1898, aqui na capital paulista.

Fundamental para a formação da identidade de uma empresa, sua marca se torna o primeiro contato que a maioria das pessoas tem com o produto ou serviço. Nos finais do Séc. XIX, “avalizar” a empres com o nome de seu fundador, do seu gestor, era uma estratégia que dava este peso de seriedade, de respeito ao negócio.

Nas primeiras representações gráficas do logo da empresa havia grande destaque ao nome do empresário “por trás do negócio”.

Irmãos Falchi (doces), Escritório Ramos de Azevedo (arquitetura), Casa Fretin, de Louis Albert Fretin (ótica), Casa DeMeo, da Família De Meo (ferramentas), e a própria Rizkallah Jorge e Cia, são alguns poucos exemplos de como o nome de quem estava por trás do negócio era importante na comunicação.

E, nesse sentido, a representação gráfica do nome da empresa, igualmente seguia a mesma lógica, tanto assim que os primeiros registros de comunicação da empresa  privilegiava o nome de seu fundador. 

A medida do crescimento da empresa, aparecem as primeiras referências ao seu produto principal, a boia. Os nomes do fundador e seus filhos já aparece menor.

Pouco depois, Já no início do Séc. XX, quando começa a se especializar em materiais hidráulicos, e com a popularização da Boia de caixa d’água, aparecem nos impressos da empresa as primeiras menções à boia.

Quando, na década de 30 do Séc. XX os filhos de Rizkallah Jorge assumem responsabilidades na empresa, a comunicação passa a trazer esta referência, trazendo a inscrição, agora “Rizkallah Jorge e Filhos”.

Visualmente a marca passa a trazer a referência à boia de caixa d’água e os dizeres “Casa da Boia” ganham mais destaque. Ao mesmo tempo, uma representação do edifício sede da fábrica compõe a arte, que deixa menor o nome do fundador e filhos.

Década de 50/60. Diminui ainda mais as referências ao fundador, enquando o nome da empresa ganha grande destaque visual.

Avançando alguns anos, já na década de 50, uma nova forma de representação gráfica trazia a imagem das instalações da fábrica para “dentro” da imagem da boia. O nome da empresa ganhava um enorme destaque e o do fundador, aparecia ainda menor.

A interpretação desta identidade visual mostra que, se lá no Séc. XIX o nome da pessoa por trás da empresa era muito importante para dar credibilidade ao negócio, agora, na era da multiplicação das empresas, reforçar o nome comercial (Casa da Boia) fazia mais sentido.

E foi assim que, aos poucos, a referência ao fundador foi sendo substituída, cada vez mais, pela referência do produto principal da empresa.

Quando da comemoração de seus 100 anos, o logotipo se transforma em um selo.

A evolução da marca mostra que isso se tornou a condição principal da comunicação visual. A partir de então “Casa da Boia” nunca deixou de ser a referência primeira no logo da empresa.

Pequenas mudanças foram sendo acrescentadas ao longo do tempo, até que, quando a Casa da Boia completa seus 100 anos, em 1998, passa a adotar em sua identidade visual principal um selo comemorativo.

A referência gráfica da Boia passa a não integrar a nova identidade visual, que preserva, entretanto, a grafia em estilo árabe do logo antigo.

Já nos anos 2000 os metais ganham força no logo. Seja na representação gráfica, seja na tipologia que enfatiza os principais produtos da empresa.

Este selo perdura durante os primeiros anos do novo milênio, com poucas adaptações. Sai a inscrição “100 anos” e entra “desde 1898”.

Por volta de 2010, a empresa passa a utilizar uma nova representação gráfica. Agora remetendo às cores e formas dos metais que comercializa, principalmente o cobre e o latão, a nova identidade visual troca o formato oval pela representação da chapa de metal, que acompanha os contornos do logo.

Esta nova versão ganha a inscrição “Metais e Hidráulica”, além de manter o “desde 1898”, mostrando que além do nome forte era preciso comunicar a atividade da empresa.

Ainda mantendo a referência as cores de seus metais, o cobre, o latão e o bronze, o logotipo se torna mais leve e elegante.

A  partir da segunda metade da década de 2010, por volta de 2014, a representação gráfica abandona a “chapa metálica” que era base do logo para deixar mais evidente o nome da empresa.

E, finalmente, chegando aos dias atuais, uma nova versão da identidade visual é criada pela artista plástica Adriana Rizkallah. 

Finalmente o logotipo atual da empresa reforça a força do cobre no negócio, passando a ser a tonalidade única da marca.

Mantendo os traços árabes que foram uma característica constante durante esses quase 125 anos a nova versão do logo da empresa, agora traz o cobre como a cor principal, unificando todos os elementos que compõem a arte e criando uma unidade visual.

Concurso criou identidade visual comemorativa em 2018 e vai se repetir em 2023

Como forma de comemorar os seus 120 anos de existência, no ano de 2018, a Casa da Boia organizou um concurso aberto a qualquer pessoa, para a criação de um selo comemorativo, que foi utilizado em toda a comunicação visual naquele ano.

O selo comemorativo dos 120 anos da empresa, de autoria de Marcelo Castilho, foi escolhido em concurso promovido em 2018.

O concurso recebeu 14 trabalhos, que foram submetidos a um juri composto por designers, arquitetos e artistas plásticos que escolheram como trabalho vencedor a proposta de Marcelo da Silva Castilho.

Seu trabalho foi amplamente elogiado e orgulhosamente usado pela empresa em suas comemorações de 120 anos.

Agora, quando a Casa da Boia completa seus 125 anos de atividades, a ideia de sucesso vai se repetir e a empresa vai realizar, novamente, um concurso para escolher um selo comemorativo.

“A ideia é valorizar a experiência dos designers, dos artistas, das pessoas de talento que compram aqui conosco, ou que apenas conhecem a nossa empresa. Receberemos trabalhos de qualquer pessoa que deseje participar dessa iniciativa. E, em contrapartida, o vencedor receberá um prêmio de R$ 3.000,00”, explica o neto do fundador da Casa da Boia, e seu atual diretor administrativo, Mario Roberto Rizkallah.

Como funciona o concurso “Selo Comemorativo 125 anos”
Novo concurso escolherá o selo comemorativo dos 125 anos da Casa da Boia.

É aberto a qualquer pessoa que submeta um trabalho original de sua autoria. O envio será feito por meio de um formulário eletrônico no site www.casadaboia.com.br/cultural/concurso125. Página que traz o regulamento completo.

Na fase de inscrição, será exigido apenas o envio da arte e o número de RG do artista. O formulário é recebido pela comissão organizadora, que é a guardiã do sigilo das artes e dados.

No dia 3 de maio as artes impressas serão  disponibilizadas ainda de forma anônima a uma comissão julgadora, composta por cinco pessoas que avaliarão os trabalhos sob os critérios estabelecidos no regulamento do concurso.

Escolhido o trabalho vencedor, a comissão organizadora enviará um e-mail ao autor para que este comprove a autoria, por meio do documento de identidade e, naturalmente, com a apresentação de seu trabalho em alta resolução.

O trabalho vencedor será premiado com o valor de R$ 3.000,00 no dia 19 de maio de 2023, quando a empresa comemorará os seus 125 anos.

Saiba tudo sobre o concurso. Conheça as regras, as datas e participe desta iniciativa: www.casadaboia.com.br/cultural/selo125.

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