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Casa da Boia lança concurso para escolha
de selo comemorativo de seus 125 anos
A Casa da Boia está prestes a comemorar 125 anos de atividades ininterruptas, desde que Rizkallah Jorge Tahan abriu a sua “Rizkallah Jorge e Cia”, no ano de 1898, aqui na capital paulista.
Fundamental para a formação da identidade de uma empresa, sua marca se torna o primeiro contato que a maioria das pessoas tem com o produto ou serviço. Nos finais do Séc. XIX, “avalizar” a empres com o nome de seu fundador, do seu gestor, era uma estratégia que dava este peso de seriedade, de respeito ao negócio.
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Irmãos Falchi (doces), Escritório Ramos de Azevedo (arquitetura), Casa Fretin, de Louis Albert Fretin (ótica), Casa DeMeo, da Família De Meo (ferramentas), e a própria Rizkallah Jorge e Cia, são alguns poucos exemplos de como o nome de quem estava por trás do negócio era importante na comunicação.
E, nesse sentido, a representação gráfica do nome da empresa, igualmente seguia a mesma lógica, tanto assim que os primeiros registros de comunicação da empresa privilegiava o nome de seu fundador.
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Pouco depois, Já no início do Séc. XX, quando começa a se especializar em materiais hidráulicos, e com a popularização da Boia de caixa d’água, aparecem nos impressos da empresa as primeiras menções à boia.
Quando, na década de 30 do Séc. XX os filhos de Rizkallah Jorge assumem responsabilidades na empresa, a comunicação passa a trazer esta referência, trazendo a inscrição, agora “Rizkallah Jorge e Filhos”.
Visualmente a marca passa a trazer a referência à boia de caixa d’água e os dizeres “Casa da Boia” ganham mais destaque. Ao mesmo tempo, uma representação do edifício sede da fábrica compõe a arte, que deixa menor o nome do fundador e filhos.
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Avançando alguns anos, já na década de 50, uma nova forma de representação gráfica trazia a imagem das instalações da fábrica para “dentro” da imagem da boia. O nome da empresa ganhava um enorme destaque e o do fundador, aparecia ainda menor.
A interpretação desta identidade visual mostra que, se lá no Séc. XIX o nome da pessoa por trás da empresa era muito importante para dar credibilidade ao negócio, agora, na era da multiplicação das empresas, reforçar o nome comercial (Casa da Boia) fazia mais sentido.
E foi assim que, aos poucos, a referência ao fundador foi sendo substituída, cada vez mais, pela referência do produto principal da empresa.
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A evolução da marca mostra que isso se tornou a condição principal da comunicação visual. A partir de então “Casa da Boia” nunca deixou de ser a referência primeira no logo da empresa.
Pequenas mudanças foram sendo acrescentadas ao longo do tempo, até que, quando a Casa da Boia completa seus 100 anos, em 1998, passa a adotar em sua identidade visual principal um selo comemorativo.
A referência gráfica da Boia passa a não integrar a nova identidade visual, que preserva, entretanto, a grafia em estilo árabe do logo antigo.
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Este selo perdura durante os primeiros anos do novo milênio, com poucas adaptações. Sai a inscrição “100 anos” e entra “desde 1898”.
Por volta de 2010, a empresa passa a utilizar uma nova representação gráfica. Agora remetendo às cores e formas dos metais que comercializa, principalmente o cobre e o latão, a nova identidade visual troca o formato oval pela representação da chapa de metal, que acompanha os contornos do logo.
Esta nova versão ganha a inscrição “Metais e Hidráulica”, além de manter o “desde 1898”, mostrando que além do nome forte era preciso comunicar a atividade da empresa.
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A partir da segunda metade da década de 2010, por volta de 2014, a representação gráfica abandona a “chapa metálica” que era base do logo para deixar mais evidente o nome da empresa.
E, finalmente, chegando aos dias atuais, uma nova versão da identidade visual é criada pela artista plástica Adriana Rizkallah.
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Mantendo os traços árabes que foram uma característica constante durante esses quase 125 anos a nova versão do logo da empresa, agora traz o cobre como a cor principal, unificando todos os elementos que compõem a arte e criando uma unidade visual.
Concurso criou identidade visual comemorativa em 2018 e vai se repetir em 2023
Como forma de comemorar os seus 120 anos de existência, no ano de 2018, a Casa da Boia organizou um concurso aberto a qualquer pessoa, para a criação de um selo comemorativo, que foi utilizado em toda a comunicação visual naquele ano.
O concurso recebeu 14 trabalhos, que foram submetidos a um juri composto por designers, arquitetos e artistas plásticos que escolheram como trabalho vencedor a proposta de Marcelo da Silva Castilho.
Seu trabalho foi amplamente elogiado e orgulhosamente usado pela empresa em suas comemorações de 120 anos.
Agora, quando a Casa da Boia completa seus 125 anos de atividades, a ideia de sucesso vai se repetir e a empresa vai realizar, novamente, um concurso para escolher um selo comemorativo.
“A ideia é valorizar a experiência dos designers, dos artistas, das pessoas de talento que compram aqui conosco, ou que apenas conhecem a nossa empresa. Receberemos trabalhos de qualquer pessoa que deseje participar dessa iniciativa. E, em contrapartida, o vencedor receberá um prêmio de R$ 3.000,00”, explica o neto do fundador da Casa da Boia, e seu atual diretor administrativo, Mario Roberto Rizkallah.
Como funciona o concurso “Selo Comemorativo 125 anos”
É aberto a qualquer pessoa que submeta um trabalho original de sua autoria. O envio será feito por meio de um formulário eletrônico no site www.casadaboia.com.br/cultural/concurso125. Página que traz o regulamento completo.
Na fase de inscrição, será exigido apenas o envio da arte e o número de RG do artista. O formulário é recebido pela comissão organizadora, que é a guardiã do sigilo das artes e dados.
No dia 3 de maio as artes impressas serão disponibilizadas ainda de forma anônima a uma comissão julgadora, composta por cinco pessoas que avaliarão os trabalhos sob os critérios estabelecidos no regulamento do concurso.
Escolhido o trabalho vencedor, a comissão organizadora enviará um e-mail ao autor para que este comprove a autoria, por meio do documento de identidade e, naturalmente, com a apresentação de seu trabalho em alta resolução.
O trabalho vencedor será premiado com o valor de R$ 3.000,00 no dia 19 de maio de 2023, quando a empresa comemorará os seus 125 anos.
Saiba tudo sobre o concurso. Conheça as regras, as datas e participe desta iniciativa: www.casadaboia.com.br/cultural/selo125.