Exposição 2 Gravadores

De 5 de abril a 7 de junho a Casa da Boia abriga a exposição Niculitcheff/Possebon – 2 Gravadores, com gravuras de Ennio Possebon e Sérgio Niculitcheff

A exposição 2 GRAVADORES, mostra de inauguração do espaço expositivo Casa da Boia Cultural, localizado dentro do espaço da loja, é constituída com obras realizadas na técnica da gravura em metal pelos artistas Ennio Possebon e Sergio Niculitcheff.

O professor da ECA-USP Marco Buti, que contribui também para a exposição com o texto “Multiplicação e Miopia 11”, realizará palestra na Casa da Boia Cultural no dia 26 de abril às 14h sobre o tema “gráfica americana”.

Os Gravadores

ENNIO POSSEBON (1947) Arquiteto, designer, artista visual, gravador e curador. Traduziu e prefaciou Contribuições para a Óptica de J. W. Von Goethe sobre a Teoria das cores. Expôs individualmente no SESC Consolação, Galeria SESC Paulista, Galeria Tenda, JW Thompson Propaganda, Clube de Criação de São Paulo, Spazio Pirandello, Atelier do SESC Pompéia, Galeria José Tarcizio – Fortaleza, Espaço Cultural Rudolf Steiner e coletivas na FAUUSP, Bienal de Santos, Galeria Sobrado, Biblioteca da FMU, Museu RioPardense e Atelier do Sesc Pompéia/20anos. Graduado, mestre e doutor pela FAUUSP.

SERGIO NICULITCHEFF (1960) Artista com atuação há mais de 40 anos no circuito das artes plásticas. Iniciou sua carreira como pintor nos anos setenta, tendo desde então exibido suas obras individualmente ou em mostras coletivas com significativas exposições no Brasil e no exterior. Possui obras no acervo de diversos museus do país e em importantes coleções particulares. Graduado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo FEBASP, Mestre em Artes Visuais pela UNESP e Doutor na área de Poéticas Visuais na UNICAMP.

Sobre a Casa da Boia

Fundada em 1898 pelo imigrante sírio Rizkalah Jorge Tahan a Casa da Boia é a mais tradicional distribuidora de materiais não ferrosos (alumínio, bronze, latão e cobre) de São Paulo. Sua sede, localizada no centro da cidade de São Paulo, é tombada pelo patrimônio histórico municipal e a própria empresa recebeu, em 2016, o Selo Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo.

O projeto Casa da Boia Cultural pretende agregar ao espaço de sua loja e das dependências restauradas do casarão histórico, manifestações artísticas das mais variadas áreas, sempre com foco na cultura nacional.

“A Casa da Boia do Séc. XXI quer voltar a uma forma de interação em que as relações pessoais se sobreponham ao produto de massa, à industrialização, à superficialidade nos relacionamentos. Desejamos incentivar o olhar sobre as artes visuais… Ao incentivar esta mostra, integrante das comemorações de nossos 120 anos, desejamos ser o meio difusor para quem, como nós, tem o cobre como matéria-prima de seu trabalho. A quem encontra no metal bruto espaço para sua expressão, comentam os diretores da empresa, Mario Roberto Rizkallah e Adriana Rizkallah”.